top of page

Estrimilique

 e seu Origami Perfeito

Banheira

  Quem foi este artista oriental, simpático, com alcunha de "Estrimilique" que fez parte de nossa infancia? Estrimilique, um artista querido e lembrado por todos nós, adamantinenses!

Dedicamos esta postagem ao nosso querido Estrimilique que tanto alegrou as crianças nos anos 70 

Origami

“ ESTRIMILIQUE , O GÊNIO DO ORIGAMI “

 

Quem foi “Estrimilique”?

Pelo que consta seu nome era Adelcio mas ficou conhecido em Adamantina e entrou para a história da cidade como “Estrimilique”.

Ao contrário que muitos pensam, ele não era de Adamantina e sim de Marília. Era um artista itinerante e de trem visitava todas as cidades de Marília a Panorama mostrando e vendendo sua preciosa arte e também revendendo lápis.

Em Adamantina passou bastante tempo por várias vezes e encantou a todos, cativou a população com seu jeito simples, humilde e talentoso, motivo pelo qual se tornou um personagem da nossa história que estamos contando aqui.

O apelido tem origem num problema físico que provocava tremores pelo corpo. Ao contrário do personagem folclórico Zé do Pito, que amedrontava crianças por onde passava, “Estrimilique”  as atraia, era um pessoa dócil, educada. Onde ele parava para fazer seus trabalhos estava sempre rodeado de pessoas, adultos e especialmente crianças, que adoravam observar seu talento e sua excepcional habilidade com a tesoura.

O que ele fazia com uma tesoura e um pedaço de papel era inacreditável. Qualquer tipo de figura saia das suas mãos de forma rápida, com perfeição e beleza, com qualidade que só mesmo os grandes artistas possuem. Não seria exagero trocar seu apelido (e seria mais justo...) de “Estrimilique” para “Mãos de Tesoura”.

Quem poderá esquecer, entre as inúmeras figuras que ele fazia, a ‘cirandinha’, que era feita em segundos?

Ao que consta, “Estrimilique” ainda é vivo e mora em Marília. Seria muito bom termos notícias desse personagem tão talentoso e que ganhou a simpatia e o coração dos adamantinenses.

Autor: Néio Souza Bom Junior 

Mas o que é Origami?

Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.

Muito praticada no Japão, a cultura do Origami japonês, que se desenvolveu desde o período Edo, diferencia-se das outras por cortar o papel durante a criação do modelo ou iniciar com outras formas de papel que não a quadrada, podendo ser retangular, circular, etc.

De acordo com a cultura japonesa a pessoa que fizer mil origamis pode ter um pedido realizado.

O origami popularizou-se na proporção em que o papel tornou-se menos caro, com o desenvolvimento de métodos mais simples para sua criação.

O origami difundiu-se como atividade recreativa no Japão com a publicação do livro Kan no mado, em 1845, esse continha uma coleção de aproximadamente 150 modelos de origami que estabeleceu o modelo do sapo, muito conhecido atualmente.

Os estudiosos acreditam que a arte do origami tenha originado junto com o papel. Os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China, no ano de 105 d.C.

Em 1950, ocorreu a grande divisão entre a antiga e a nova dobragem do papel, período que o trabalho de Akira Yoshizaka tornou-se conhecido. Yoshizaka foi responsável pela criação da idéia da dobragem criativa e pela invenção de todo um conjunto de métodos que permitia dobrar uma série de animais e pássaros que em nada tinha haver com o origami do passado.

origami-artigo-uov-jpg-5.jpg

MUVIA

primeiro museu virtual de Adamantina

bottom of page