Dados Cientificos Históricos Culturais
1 - Centros Técnicos e Científicos
Viveiro de Mudas Municipal
Tem área de 9,875ha, onde funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizam o plantio e cultivo de mudas ornamentais, frutíferas, nativas e de reflorestamento, as quais são utilizadas em áreas próprias e distribuídas a produtores rurais e munícipes.
Fazenda Modelo e Áreas Agrícolas
Instalada em 1986, a Agência desenvolve atividades de pesquisa e produção de bens e serviços, contribuindo para o desenvolvi mento regional, inovação científica e tecnológica, bem como para o fortalecimento da economia baseada no agronegócio. Realiza periodicamente “Dia de Campo”, quando as informações sobre cultura e tecnologia agrícola são disponibilizadas aos participantes, em sua maioria produtores rurais de Adamantina e região e alunos do ETEC Engº Herval Bellusci (Colégio Agrícola).
2 - Recursos e Atrativos Histórico-Culturais
Casa do primeiro Prefeito de Adamantina
Casa do primeiro Prefeito de Adamantina Antônio Goulart Marmo, chegou em Adamantina para derrubada das matas em 1937, na época representante da CAIC, Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização. Tomou posse como o 1º Prefeito de Adamantina no dia 02 de abril de 1949. A casa já foi utilizada como a Casa do Papai Noel. Em 2020 a casa foi demolida para dar lugar a empreendimento comercial.
Chaminés da Indústria de Cerâmica Endo
Antigas Chaminés da Indústria de Cerâmica Endo, também chamados de "Torres Gêmeas". Construídas na década de 1948, faziam parte da Indústria de Cerâmica Endo Ltda, de propriedade do pioneiro Ihity Endo, que veio do Japão chegando em Adamantina em 1939, participando do desbravamento das matas e gerando com essa indústria, centenas de empregos.
Igreja Matriz de Santo Antônio
Obras iniciadas em 1953 e fase de acabamento em 1960. Na torre foi projetado, construído e instalado pelo adamantinense Alcides Zanandrea, um galo de folhas de cobre, pesando em torno de 35 quilos e medindo 4 metros de altura.
O galo significa o “despertar”, é a alvorada dos católicos. Possui um suporte giratório que orienta de onde vem o vento e as chuvas, e um para-raios na sua crista. O campanário alcança 36 metros de altura, possui um sino de 500kg e dois de 200kg cada. Possui 23 vitrais que retratam a vida de Stº Antônio e outros diversos. Possui relíquias como: lasca do osso do fêmur de Santo Antônio e da Santa Cruz. Comporta 900 pessoas sentadas.
Cine Santo Antônio
Inaugurado em 17 de dezembro de 1954, um dos maiores da região na época, com capacidade para 1.400 lugares, com poltronas de estofados e tela cinemascope, novidade técnica para a época . O recorde de bilheteria foi com o filme " Titanic "que ficou 3 meses em cartaz e arrecadou 63 mil ingressos. Encerrou suas atividades seguindo a maioria dos cinemas do Brasil em função do avanço da TV e outra mídias. Recentemente o prédio foi vendido para uma financeira que prometeu manter as linhas da construção do cinema.
Próxima da Estação Ferroviária, foi construído em 1961, um monumento chamado Jardim Japonês que possui fonte no estilo oriental, cascata em pedras, pontes arqueadas sobre um pequeno lago artificial que abriga lindas carpas vermelhas. Trata-se do Monumento em Homenagem à Imigração Japonesa na praça deputado José Costa, um deputado estadual que muito ajudou Adamantina com destinação de verbas nos anos 60.
Próximo a esse Jardim existe um Bebedouro de Cavalos, construído para atender o grande número de animais de tração, vez que era o meio de transporte urbano que predominava no início do povoado. Em 1953 estavam registradas 82 charretes e 320 carroças, sendo que em 1954 contava com 540 no total. Possuía “pontos de charretes e carroças” que aguardavam a chegada do trem. Recentemente foi feito um acordo entre a Prefeitura e o ACREA para que essa associação, fundada pela colônia japonesa, assuma a manutenção e preservação desse belo jardim.
Jardim Japonês
Praça Deputado Jose Costa
Descrição: Próxima da Estação Ferroviária, foi construída em 1961, um monumento chamado Jardim Japones que consta fonte no estilo oriental, cascata em pedras, pontes arqueadas sobre um pequeno lago artificial que abriga lindas carpas vermelhas.
Trata-se do Monumento em homenagem à imigração japonesa na praça deputado jose costa. Possui um Bebedouro de Cavalos, construído para atender o grande número de animais de tração, vez que era o meio de transporte urbano que, predominava no início do povoado.Em 1953 estavam registradas, 82 charretes e 320 carroças, sendo que em 1954 contava com 540 no total. Possuía “pontos de charretes e carroças” que aguardavam a chegada do trem.
Parque Dos Pioneiros
Principal cartão de visita de Adamantina possui espaço privilegiado, oferecendo local de entretenimento, lazer e cultura, o que significa melhor qualidade de vida, atraindo, assim, milhares de adamantinenses e moradores de cidades circunvizinhas.
Com área de 40.548m2, em estilo rústico, com calçamento de passeios em seu entorno e marcações contendo a metragem da área de Cooper.
O projeto não é de formação de bosque, mas de arborização, o qual especifica os locais e os tipos de mudas adequadas a serem plantadas, os espaçamentos a serem obedecidos para cada espécie a fim de que sejam formadas sem prejudicar a vegetação do solo (gramas e plantas de forração).
Possui quadras de areia para a prática de esportes, parque infantil, academia ao ar livre e mesas de jogos para a terceira idade.
Praça Euclides Romanini
Denominação em homenagem ao ex-prefeito Euclides Romanini, possui uma pequena lagoa povoada de patos, cágados e pequenos peixes. Possui parque infantil, academia ao ar livre e quadras de área para prática de esportes. Em seu entorno estão plantadas árvores “grevilhas”, que proporcionam sombra agradável aos frequentadores, além de abrigar variedades de pássaros. Conta, ainda, com a imagem do Cristo Redentor que recebe a todos de braços abertos. Um dos cartões postais da cidade.
Rancho Boa Vista
Ocorre o tradicional treino e eventos relacionados com “provas de tambor” e “provas do laço”, com a participação de crianças, adolescentes e adultos que apreciam estes esportes. É uma maneira de não deixar morrer o esporte e a vida caipira, e manter a cultura de um povo.
Fazenda São Paulo CH – Produções
A propriedade tem como especialidade a coleta, congelamento e inseminação de sêmen fresco e congelado, bem como transferência de embrião. Esta biotecnia é de suma importância para a indústria do cavalo.
Uma vez que a versatilidade desta espécie é o principal fator responsável pelo crescimento mundial da equideocultura, esta biotecnologia possibilita o maior desenvolvimento do setor através do ganho na eficiência reprodutiva e no incremento do melhoramento genético, favorecendo o aprimoramento das raças e seus cruzamentos.
A CH encontra-se hoje dentre as melhores empresas do ramo no país (Daniel Haga – proprietário).
As Fotografias ou videos aqui expostas foram extraídas de postagens feitas por integrantes do "Grupo Somos Nós de Adamantina" no Facebook e outras foram encontradas na Internet. Se por acaso alguma delas não respeitar os seus direitos autorais ou de imagem por favor entre em contato conosco para a removermos desta coleção. Ou, se conhecer a autoria, por favor, nos informe para darmos o devido crédito.
Nosso e-mail: contato@muvia.com.br .Obrigado.
Olááá ! Possui fotos ou vídeos interessantes em casa e quer postar aqui no Museu?
Mande pra gente no e-mail contato@muvia.com.br .
Suas fotos vão ser analisadas pelo Curador do Museu e logo estaremos postando com a sua referência ou autoria das fotos sendo preservada. Desde já agradecemos.
Equipe do Museu Muvia .