top of page
Naturezas & Recantos
Recursos e Atrativos Naturais de Adamantina
Rio Aguapeí ou Feio
Curso de água que banha o município de Adamantina em, aproximadamente, 9.300m. Ocorre a pesca de barco e de barranco, sendo que a “pesca caipira” é tradicional, na qual se usa como equipamento vara de bambu e no anzol, minhoca, porém, ocorrem, também, com varas esportivas, carretilhas e tuviras na ponta da linha. O Rio Aguapeí banha o estado de São Paulo e recebe muitos afluentes até desaguar no rio Paraná. Percorre mais de trezentos quilômetros, sendo, portanto, um dos maiores rios do estado de São Paulo em extensão. Em todo seu percurso corre paralelo ao Rio Tietê, que se localiza ao norte.
Pescaria no Rio Feio ou Aguapei
Córrego Tocantins
Curso de água, com leito de calcário, com pequenas corredeiras, saltos e bacias, possui mata ciliar preservada. Sua beleza principal são as curiosas formações simples de rendilhado, pequenas pias e marmitas esculpidas nas rochas pelas águas.
Cachoeira do Tucuruvi - Adamantina
Curso de água, que com leito rochoso, com pequenas corredeiras, saltos e bacias, possuem mata ciliar preservada
Córrego Boa Esperança
Curso de água, que com leito rochoso, com pequenas corredeiras, saltos e bacias, possuem mata ciliar preservada, onde grupos de pessoas de Adamantina e região desfrutam de sua beleza nos dias de calor e pratica a pesca caipira (vara de bambu e minhoca).
Presença de animais silvestres (javalis, onças, tatus, teiús, macacos e pássaros diversos). Tem uma extensão de aproximadamente 35km, desembocando no Rio Aguapeí.
Lagoa Sêca
Localizada no Bairro de mesmo nome, é uma lagoa natural, sem ondas e correntes, fazendo desta um lugar seguro e agradável, com, aproximadamente,
1 mil/m², cercada por iguapés, a lagoa um recanto de pássaros e aves diversas. Ideal para acampar e fazer piqueniques com a família.
Chácara do Cazé
Possui uma área de 14,5ha, localizada na “Estrada 14”, cuja entrada é por uma mata homogênea e com vegetação constituída de grande variedade de espécies, oferecendo abrigo a aves e pequenos animais silvestres.
A estrutura de seus ambientes é rústica, onde o eucalipto tratado e o bambu predominam, além da cobertura de piaçava.
Possui piscina e um pequeno SPA. A mata nativa com vegetação autóctone de porte arbóreo, arbustivo e herbáceo, com interação máxima, com grande diversidade biológica, é ideal para o turismo de aventura, pois suas trilhas oferecem encanto a cada passo.
Horto Municipal
Possui área de 7,0191ha, com, aproximadamente, 18.500 árvores nativas e frutíferas.
Possui trilhas que percorrem toda a área e conta o Centro de Educação Ambiental – CEA (200m²), espaço aberto à rede de ensino de Adamantina e região, para divulgar, compartilhar e realizar atividades de educação ambiental.
Está equipado com sistema de captação e aproveitamento de água de chuva, aquecimento e energia solar, piso permeável, torneiras, válvulas de descargas e vasos sanitários econômicos, tijolos ecológicos, madeiras certificadas e de reuso.
Nascente Modelo
A “Nascente Modelo” está localizada no Córrego Boa Esperança, no Bairro do Pavão. Foram plantadas mais de 230 árvores nativas, com o objetivo de recomposição da Mata Ciliar, preservação da nascente e controle de erosão do solo, mantendo a qualidade da água.
Córrego Cana Verde
Curso de água, com leito rochoso, com pequenas corredeiras, saltos e bacias, possui mata ciliar preservada, onde se pratica a pesca caipira (vara de bambu e minhoca).
Presença de animais silvestres (javalis, onças, tatus, teiús, macacos e pássaros diversos).
Fontes : Prefeitura de Adamantina
e pesquisas na internet.
bottom of page