Fotos Históricas I
Adamantina em Fotos
Nossa História
Estação Ferroviária 1950
Adamantinenses comemoram a chegada do primeiro trem.
Emancipação de Adamantina
Solenidade de Entrega do Diploma no Palácio do Catete no Rio de Janeiro, em 19 de agosto de 1955. Presente o diretor da revista " O Cruzeiro" Accioly Neto, o diretor geral do "Ponto 4" (mídia da época) O Sr. Willian Warne.
O Presidente da Republica da época Sr. Presidente João Fernandes Campos Café Filho, no centro, o presidente da revista O Cruzeiro, Amélia Gondim de Oliveira, também presente o Prefeito municipal Euclydes Romanini e representantes de outros municípios.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Emancipação de Adamantina
Adamantina - 11 anos para se emancipar
Tudo teve início no ano de 1937, quando chegaram os engenheiros, técnicos e funcionários da Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização, CAIC, para reconhecimento da área, até então denominada de Zona da Mata. O então Patrimonio Adamantina só conseguiu sua tão almejada emancipação graças ao apoio politico de deputados, pela bravura de alguns cidadãos que visitavam periodicamente a capital do estado reivindicando sua independência e pela visita do governador Ademar de Barros ocorrido em julho de 1948.
Em 24 de dezembro de 1948 através da Lei 233 é criado o Município de Adamantina desmembrado do município de Lucélia.
Por ser dia 24 de dezembro diziam ser um presente de natal.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Emancipação de Adamantina
Com seis anos de instalação, Adamantina tornou-se um dos municípios de maior . progresso no Brasil. 1949 - 1 955
No dia 2 de abril de 1949 foi instalado o município com a posse do primeiro prefeito e membros do legislativo. A inauguração da Estação ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, ocorreu em 20 de abril de 1950, com a chegada oficial do primeiro trem, transformando Adamantina em ponto final da Companhia. Este fato proporcionou a Adamantina uma aceleração em seu progresso, que recebeu um Diploma de Honra de Maior Progresso quanto aos outros 4 municípios em todo o país; Araras- SP, Blumenau - SC, Londrina PR e Mutuipe BA
O curso promovido pelo IBAM Instituto Brasileiro de Administração Municipal e revista O Cruzeiro causou grande repercussão nacional e o nome de Adamantina foi divulgado em todo o país, o que decisivamente contribuiu para o desenvolvimento da Cidade Joia da alta paulista. Na foto a Solenidadede de entrega do Diploma no Palácio do Catete no Rio de Janeiro
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Flashs de Adamantina nos anos de 1949 a 1955.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Raridades de Adamantina
Com destaque para o "Ultimo Trem" e para o Terceiro Grupo Escolar do Teruyo Kikuta em 1956, as duas ultimas fotos.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Raridades de Adamantina da decada de 40 e 50
Todas as fotos são destaques, porem a visita do Príncipe e da Princesa do Japão a cidade de Adamantina, registrada na foto dois, chama muito a atenção.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Raridades de Adamantina
Com foco na foto central onde a população se une em persistência para conseguir a emancipação durando 11 anos de Luta e persistência da comunidade
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Estação Ferroviária
(na atualidade)
Acidente Aéreo em 1957
As 17h35min do dia 25 de julho de 1957, devido a uma pane no motor, projetou-se ao solo o avião de treinamento do Sr Humberto Ambrósio, proprietário da Taxi Aéreo Adamantina. A aeronave tipo CNNA HL-6 que foi um avião de treino desenvolvido no Brasil pela CNNA em 1943. A aeronave estava sendo testada e sobrevoava os céus da cidade, fazendo exibições acrobáticas de resistência com loopings, meia-lua e folhas secas. Em dado momento, a poucos metros do solo
(200metros), ao tentar sair de uma meia lua enguiçou o motor e sem sustentação projetou-se ao solo em parafuso vindo a cair na avenida Cunha Bueno em frente ao número 571 de propriedade do Sr. Jamil de Lima, ocasionando morte instantânea dos dois tripulantes. As vítimas eram o Sr. Humberto Ambrósio, piloto renomado, 41 anos, e Antonio Chavarelli (Dunga) 23 anos, piloto instrutor de Aviação. Foi aberto inquérito e foi arquivado.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Grande Hotel Adamantina 1952 - 1953
Fotos raras da construção do "Grande Hotel de Adamantina" em 1952 e depois de inaugurado em 1953.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Economia nas decadas de 40 e 50
A economia do Patrimônio na década de 40 e do municipio na decada de 50 era a industria extrativista pois com a derrubada das matas o comercio de toras de madeira de lei era muito rentável.
Dezenas de caminhões transportavam diariamente madeiras das matas para atender aos pedidos . Nesta época, varias serrarias tinham atividade de desdobrar as toras e dezenas de empresas comercializavam as madeiras e dormentes.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Diploma de Administração Municipal
Na obtenção de maior progresso entre as cidades brasileiras - Iniciativa da Revista "O Cruzeiro" em 1955.
F A F I A
A Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Adamantina foi criada em 29 de junho de 1967. Depois foi criada a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia em 01 de março de 1980. Em 18 de junho de 1998 ocorreu a unificação das duas unidades, surgindo a Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).
Aprovado em 06/07/2016 como Centro Universitário de Adamantina - UNIFAI.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Pulman Carioca
Indústria e Comércio de Sofás Cama e Colchões de Mola Pullman Carioca Sussumu Araki & Compainha Ltda ficava na Alameda Santa Cruz com a Rua Deputado Salles Filho.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Inauguração do Mercado Municipal pelo prefeito Euclydes Romanini em 1956
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Mercado Municipal em 1956, ficava no prédio da ex-Indústria Araki e Copa Center
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Bebedouro de Animais dos Anos 40
O bebedouro se fazia necessário porque haviam pequenas montarias, viajantes, pequenas tropas e carroças que trafegavam por ali. Da mesma forma, havia próximo dali a Estação Férrea, que atraía os interesses comerciais onde os animais eram utilizados.
Foto gentilmente cedida Néio de Souza Bom
Capela Nossa Senhora de Fátima de 1966
Canonicamente instalada no dia 13 de maio de 1966. Assinaram a Ata de Instalação Dom Hugo Bressane de Araujo, Bispo da Diocese de Marília, Monsenhor Manoel Gonzales, Padre Estevão Couglan, Gumercindo Romanini, Prefeito Municipal e mais 131 assinaturas. Ocupando uma área de 1.225,50 m2, projeto de engenharia moderna do Dr. Lauro Veloso Malaquis, foi inaugurada às 15h30min do dia 13 de maio de 1973.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
O famoso Galo da Igreja
Matriz Santo Antônio de Adamantina
Em Adamantina ocorre algo bem atípico, ao invés de uma cruz no topo da igreja, há um galo. Ressalte-se que em algumas cidades mais antigas da Europa, e até mesmo aqui no Brasil, nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro, isso também ocorre.
Mas, qual a história por trás do galo de Adamantina? A Igreja Matriz de Santo Antônio, na década de 1960, já na fase de finalização de sua construção, tinha o Monsenhor Manuel Gonzáles como seu pároco, e este acabou encomendando a obra.
Dois artífices o criaram, os Srs. Elízio Corradi e Alcides Zanandréa.
Segundo os relatos que ouvi, estes dois ficaram dias e dias produzindo o “bendito” galo. Este por sua vez, é constituído de folhas de cobre, tem um suporte giratório e um para-raios na sua crista, pesa cerca de 40 quilos e possui cerca de 4 metros de altura.
Mas, por que colocar um galo no topo da igreja? Em algumas tradições, o galo é responsável por afugentar os maus espíritos e as calamidades com seu canto, também foi adotado como símbolo nos cultos masdeístas, nos círculos secretos pitagóricos e posteriormente pelos romanos. Além disso, faz parte de lendas e milagres, como o “Galo de Barcelos”. Representa a virilidade, a bravura, a vida, a perseverança, entre outros.
Já para os cristãos, o galo é muito ligado às tradições natalinas, um exemplo é a própria missa do galo, mas também representa a vigilância e o arrependimento de Pedro, e é nesse sentido que tal símbolo foi colocado no topo da Igreja Matriz de Santo Antônio em Adamantina. Segundo o Monsenhor Manuel Gonzáles, este representaria “o despertar para fé”.
Fonte de Texto: Tiago Rafael dos Santos Alves ( historiador)
Fonte da Foto da direita Siga Mais
Antigo Portão do Cemitério Municipal
Construção do Jardim Municipal 1955
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Construção do Jardim Municipal em 1955
Obras no Buracão
Acidente Aéreo
Ocorrido na Rua Cunha Bueno, em frente à casa de Jamil de Lima e quase em frente à antiga prefeitura.
Campo de Aviação
Campo de Pouso da década de 50, chamado antigo Campo de Aviação que também servia de campos de futebol devido a pouco movimento de aviões . Nessa época Adamantina tinha uma empresa de Taxi Aéreo denominada " Adamantina Taxi Aéreos" - ATAL
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Prefeitura e Câmara Municipal
Primeiro Trem
Era 1950. A Primeira Locomotiva não era a vapor, mas era denominada carinhosamente pela população de Maria Fumaça, embora não fosse uma locomotiva a lenha, como eram as verdadeiras "Marias Fumaças". Nesta foto populares assistindo a virada da locomotiva, fazendo suas manobras, ao fundo as oficinas de reparo das maquinas pesadas e a Estação Ferroviária, com seu guichês de venda, transportadores de bagagens, Departamento de grandes volumes, e muitos funcionários uniformizados e departamentos de Correio e outros tantos. O cheiro característico das fricções das pastilhas de freio dos trens daquela época. Eram sacas e sacas de Café empilhadas na passarela também, como nós, aguardando o apito do trem, a sermos transportados. Havia muita gente de muitos lugares diferentes chegando. Era muito interessante o uso do aparelho de código Morse para comunicações entre trens e estações. Aquilo tudo soava tanta modernidade e progresso que até hoje o barulho de um trem chegando ou partindo me é inesquecivelmente belo.
Óia o trem, é o ultimo do Sertão.
Este foi o último trem que passou por Adamantina, no ano de 2001, na foto ele está partindo. Era uma locomotiva da ALL, America Latina Logística, e deixou saudades em todos nós.
Raul Seixas - O Trem das 7
Gita é o álbum de maior sucesso da carreira de Raul Seixas, com 600 mil cópias vendidas, rendendo ao cantor seu primeiro disco de ouro. Compôs no álbum alguns de seus grandes sucessos, como "Gita" (inspirada num livro sagrado hindu com mais de 6.000 anos, o Bhagavad Gita), "Sociedade Alternativa" (inspirada na obra de Aleister Crowley) e "Medo da Chuva", além de canções que contam apenas com sua autoria, como "O Trem das 7" e "S.O.S."
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Erguendo o Cruzeiro
Torre da Igreja Matriz
Cruzamento
O cruzamento da Av Rio Branco com Sales Filho é o cruzamento mais famoso e movimentado da cidade, também chamado "Coração de Adamantina".
Majestosa Igreja Matriz de Santo Antonio
Construída nos anos 50/60
De noite tem este lindo visual
A Prefeitura de Adamantina tem planos de construir um museu físico com arquivos históricos de Adamantina. Um museu com sede física para exposições, aberto a visitações do público.
Notícia mais do que boa. Que seja bem-vindo!
Jornal O Adamantinense, atual Diário do Oeste
Adamantina a noite
Alunos e o professor José Mário Toffoli no ano de 1973.
José Mário é um dos mais importantes adamantinenses, além de professor é radialista, diretor esportivo, trabalhou nos cinemas da cidade, profundo conhecedor da história do município.
( foto enviada por Evanilde Ferreira Silva Schiarolli )
Fotos por numeração
(01 e 02) Incêndio ocorrido na Estação Ferroviária em 2000
(foto 03) Marcação do local da estação.
(foto 04) O trem era chamado carinhosamente de Maria Fumaça
(foto05) O prefeito Antonio Goulart Marmo e sua família e equipe em 1949
( foto 06) Inauguração da Estação ferroviária e Primeira Eleição em 1949
Acidente Ferroviário
Ocorrido nos anos 50 entre Adamantina e Lucélia, na chamada "curva da morte", local em que os veículos atravessavam a ferrovia para irem de uma cidade a outra.
Estação Ferroviária 1950
Acidente
Foto gentilmente cedida por Joao Carlos Rodrigues
Na foto acima a Indústria Endo, em 1953, que ficava na Alameda Padre Nóbrega. Na foto à esquerda Ihity Endo, proprietário da indústria, sentado sob um Ford da época. Na foto à direita a esposa Dona Hanako e filhas posando em frente ao caminhão da indústria de Cerâmica Endo.
Foto gentilmente cedida por Joao Carlos Rodrigues
Antiga Biblioteca Municipal
Foto gentilmente cedida por Joao Carlos Rodrigues
Construção do Fórum Municipal
Foto gentilmente cedida por Joao Carlos Rodrigues
Grandes Avenidas de Adamantina na década de 50
A Capitão José Antonio de Oliveira e a Avenida Rio Branco.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
A História da Cidade Jóia em Fotos
São imagens raras de momentos únicos. Na primeira foto vemos a casa do prefeito da época, Sr. Antônio Goulart Marmo, na segunda foto a chegada do trem de bitola larga causando alvoroço na comunidade, na terceira o Cine Adamantina em imagem de 1948, na quarta foto o Cine Santo Antônio inaugurado em 17 de dezembro de 1954, na quinta foto os Deputados da época, na quinta foto trabalhadores estão derrubando as matas em 1959 para crescimento da Cidade Jóia e na sétima temos a Dna ELinam e Antônio Goulart Marmo (prefeito da época)
Na oitava foto temos o "Fórum de Adamantina" sendo construído em 1967 e na ultima e nona foto a inauguração do Lastro.
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Busto em Bronze de João Baptista de Aquino,
ex-prefeito de Adamantina
Foto gentilmente cedida por João Carlos Rodrigues
Obras do Buracão nos anos 60
Locomotiva - Linha de Estradas de Ferro - 1959
Igreja Matriz
No começo de 1953 iniciava-se a construção da Igreja Matriz.
A planta foi feita pelo Dr. Benedito Calixto Neto, o mesmo que projetou a Basílica de N.Sra. Aparecida.
Fonte : Santo Antonio Adamantina
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