about
This is your About Page. It's a great opportunity to give a full background on who you are, what you do and what your website has to offer. Double click on the text box to start editing your content and make sure to add all the relevant details you want to share with site visitors.
Descoberto em 1959, o titanossauro de 12 metros de comprimento por 4 de altura ainda é desconhecido por boa parte da população que vive em uma região denominada por especialistas como “Parque dos Dinossauros Paulista".
A divulgação que fragmentos de dinossauros e outros seres antigos foram encontrados na obra do pedágio na SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), entre Pacaembu e Irapuru, despertou a curiosidade de muita gente.
Quando a notícia foi divulgada pela Eixo SP, concessionária que administra a via, o assunto dominou as redes sociais e noticiários, inclusive sendo capa da edição do Impacto.
Mas o fato não é inédito na região. Inclusive, Adamantina tem um dinossauro que leva o nome da cidade em sua homenagem – o Adamantisaurus Mezzalirei.
Adamantisaurus
(Lagarto de Adamantina)
É um gênero de dinossauro saurópode titanossauro do Período Cretáceo do que é hoje o Brasil, América do Sul. Sabe-se apenas de seis vértebras da cauda mas, como um saurópode, pode-se supor que este dinossauro era um animal muito grande, com um longo pescoço e cauda. Pode ter sido blindados, mas, até que mais material seja descoberto, a sua aparência exata permanecerá um mistério.
Embora este animal tenha sido mencionadas pela primeira vez na imprensa em 1959, não foi reconhecido pela ciência até a devida descrição que foi feita pelos paleontólogos brasileiros Rodrigo Santucci e Reinaldo Bertini, em 2006. Foi o primeiro dinossauro chamado nesse ano. A única espécie ('A. mezzalirai') é nomeado em homenagem a Sergio Mezzalira, o geólogo brasileiro que originalmente havia encontrado o espécime e mencionado pela primeira vez em impressão.
O gênero Adamantisaurus é referente à Formação Adamantina, no estado brasileiro de São Paulo, onde o fóssil foi encontrado e também incorpora a palavra grega 'sauros' que significa lagarto, o sufixo mais comum usado em nomes de dinossauros.
A Formação Adamantina é parte do Grupo Bauru de formações geológicas. A estratigrafia e idade exata do Grupo Bauru ainda é incerto, mas a Adamantina ocorre provavelmente entre o Turoniano e as fases iniciais do Maastrichtiano do Período Cretáceo Superior (93 a 70 milhões de anos).
Partes do Adamantisaurus foram encontradas junto com outro titanosauro, o Gondwanatitan.
Como muitos titanosauros, a linhagem do Adamantisaurus é totalmente desconhecida, tornando as suas relações exata difícil de estabelecer.
No entanto, as semelhanças têm sido observadas com o Aeolosaurus e o um outro titanosauro do Grupo Bauru anteriormente conhecido como o "titanossauro de Peirópolis", agora chamado Trigonosaurus.