Astronomia Adamantinense
Associação Adamantinense de Astronomia
Comum na Antiguidade, a atividade de contemplar as estrelas ganha cada vez mais adeptos, que observam a composição de elementos como asteroides e cometas, passando por planetas e galáxias. Em Adamantina, um grupo amante da astronomia se formou visando a criação de uma associação, que, além de trocar experiências, objetiva despertar o interesse pelo cosmo.
Neste período de buscar mais conhecimento o adamantinense conheceu a Asaum (Associação de Astronomia Unificada de Mariápolis), que há mais de 20 anos é referência regional no assunto.
“Desde quando frequento a Asaum, sempre tive vontade de ver algo do tipo em Adamantina. E, gostaria de fazer uma recomendação para quem nunca visitou a associação de Mariápolis: são pessoas incríveis e com uma longa história na área, vão se surpreender”.
Em Adamantina, o grupo possui 29 integrantes, mas está aberto para quem possui interesse ou deseja conhecer mais sobre a astronomia. “A associação ainda está no começo. Como não temos local definido para os encontros, vamos realizando em casa. As reuniões são para conversarmos sobre o tema, troca de ideias e fazer observações dos astros”.
O nome provisório é Aadastron (Associação Adamantinense de Astronomia). “É um grupo de interessados pelo assunto, não somos profissionais na área, buscando sempre aprender”, ressalta Filgueira.
A Associação possui uma página no Facebook e um perfil no Instagram: @Aadastron.
Amantes da astronomia se uniram e iniciaram a criação de uma associação, que, além de trocar experiências, objetiva despertar o interesse pelo cosmo.
O grupo possui 29 integrantes, mas está aberto para quem possui interesse ou deseja conhecer mais sobre a astronomia.
“É um grupo de interessados pelo assunto, não somos profissionais na área, buscando sempre aprender”, ressalta Filgueira.
A Associação possui uma página no Facebook e um perfil no Instagram: @Aadastron.
Astronauta visita Adamantina em evento sobre astronomia
Marcos Pontes participa do encerramento do Encontro Erea.
Astronauta e Ministro Marcos Pontes
Adamantina recebeu o nosso astronauta brasileiro no 51º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea). Quando o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, esteve presente e participou do encerramento das palestras e oficinas.
Os participantes encontram no local palestras com especialistas e podem participar de workshops, como a montagem do galileoscópio, popularmente conhecido como luneta, além da construção de foguetes de garrafa pet e comparar os tamanhos dos planetas e do sol, usando materiais de baixo custo. Haverá também sessões com o planetário inflável.
Para o astrônomo João Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o encontro tem a missão de debater e compartilhar práticas voltadas ao ensino da área e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos realizar ainda uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, diz.
“Por meio do encontro, serão apresentados métodos práticos de ensino de disciplinas, uma vez que a maioria dos educadores não aprende esses conteúdos nos cursos de graduação. Nessa oportunidade, será possível conhecer astrônomos renomados e aprofundar, ainda mais, os conhecimentos”, fala a coordenadora local do Erea, Jovina Saunite.
O encontro é realizado no Auditório Miguel Reale, no campus II, das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Delegacia de Ensino e a instituição de ensino superior.
Serviço – O anfiteatro fica na Avenida Francisco Bellusci, nº 1.000, em Adamantina.
Professores de escolas públicas e particulares da região de Adamantina participam de oficinas práticas sobre astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia na tarde desta terça-feira, 2, durante o 51º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA).
Foto de Daniel Torres
Encontro Regional de Astronomia capacita professores em Adamantina
51º Encontro Regional de Ensino de Astronomia
Ocorrido em Julho de 2014
Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) – Via de Acesso Francisco Bellusci, 100, Adamantina, SP
51º EREA – Adamantina
51º EREA – Adamantina - Img 2
Lua
De olho no Céu
Telescópio Refrator Vega 70mm Az2
Júpiter
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol.
Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com Saturno, Urano e Netuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados de planetas jupiterianos ou planetas jovianos, e são os quatro gigantes gasosos, isto é, que não são compostos primariamente de matéria sólida.
Lua Cheia
L U A
Noite de observações no parque Caldeira em 18.12.2021
Mesmo com tempo nublado foi possível observsar vênus, júpiter, Saturno e a lua.
Foto gentilmente postada por Vitor Rafael
Olááá! Possui fotos ou vídeos interessantes em casa e quer postar aqui no Museu?
Mande pra gente no e-mail contato@muvia.com.br .
Suas fotos vão ser analisadas pelo Curador do Museu e logo estaremos postando com a sua referencia ou autoria das fotos sendo preservada. Desde já agradecemos.
Equipe do Museu Muvia .
As Fotografias ou vídeos aqui expostas foram extraídas de postagens feitas por integrantes do "Grupo Somos Nós de Adamantina" no Facebook e outras foram encontradas na Internet. Se por acaso alguma delas não respeitar os seus direitos autorais ou de imagem por favor entre em contato conosco para a removermos desta coleção. Ou, se conhecer a autoria, por favor, nos informe para darmos o devido crédito.
Nosso e-mail: contato@mada.org.br .Obrigado.