top of page
A C R E A 
Acrea.jpg
ACREA
Associação Cultural Recreativa Esportiva Adamantina
Carnaval Acrea 1.jpg
Carnaval Anos 70 no ACREA
Carnaval Acrea 2.jpg
Bloco de Carnaval na matinê do Acrea nos anos 70 




 
Carnaval Acrea 3.jpg
Matinê de Carnaval no ACREA nos anos 70 




 
Carnaval Acrea.jpg
Grupo Carnavalesco Brasil no Acrea nos anos 60...Joãozinho, Vera, Espirro, Mércia, Neri e Moura, entre outros
ACREA
Associação Cultural Recreativa Esportiva Adamantina
Endereço: Av. Dep. Cunha Bueno, 832 - Vila Joaquim, Adamantina - SP, 17800-000
Telefone(18) 3521-1610
acrea.jpg
Campus IV - UniFAI (Acrea)

No dia 13 de outubro o prefeito Cardim assinou convênio para a utilização do espaço da Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina (ACREA), próximo ao Campus II. Com isso, será possível a implantação do Campus IV da FAI por meio das adequações daquele local, que conta com campo de beisebol, pista de atletismo em dimensões oficiais, sanitários e arquibancadas.
O novo espaço possibilitará o desenvolvimento de ações esportivas de várias modalidades para crianças a partir de sete anos das escolas públicas municipais e estaduais e também dos colégios particulares de Adamantina.

unnamed.jpg
A solenidade de lançamento do Campus IV e do programa ProEduc-FAI “Suricates”
Contou com a presença do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), membros da diretoria da ACREA e autoridades locais.

Foto: Celso Sato




 
35354ff8487b9add42a3c2d9fb4ff4ae.jpg

Prefeitura de Adamantina assina escritura do imóvel para implantação do Museu e Arquivo Histórico

Na sexta-feira (01), às 14h no anfiteatro Fernando Paloni, foi realizada uma cerimônia para assinatura da escritura do imóvel que foi doado pela Associação de Cultura e Recreação de Adamantina (ACREA) à Prefeitura de Adamantina para implantação do Museu e Arquivo Histórico de Adamantina. O prédio, em desuso, está localizado na Alameda Ity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. 

 

As tratativas começaram no início de janeiro com o secretário de cultura e turismo de Adamantina, Sérgio Vanderlei, e a vereadora e presidente da ACREA, Noriko Saito.

 

Antiga reivindicação da comunidade de Adamantina, principalmente dos pioneiros, um museu se faz necessário para a preservação da história do município. Na sede da Biblioteca Pública encontram-se inúmeros documentos, fotos, móveis, peças históricas, guardadas em caixas e sem acesso ao público.

 

A inauguração ainda não tem data definida, pois a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento está promovendo estudos para a reforma e adequação do prédio. 

A Prefeitura de Adamantina, por meio do Decreto 6.365 de 18 de maio de 2021, nomeou a Comissão de Instalação do Museu e Arquivo Histórico de Adamantina. A mesma ficou composta pelos seguintes membros: Antônio Carlos Bassio Haddad, “Cacá”, Clóvis Donizete Fiorentim, Dimas Marques dos Santos, Faraday Zanandrea, Francisco Carlos Toffoli, Jeferson Willian Theodoro, João Benedito Passarinho, João Vitor Marega, Maila Juliana Alves, Marcos Rodolfo dos Santos, Noriko Onishi Saito, Sérgio Genaro e Tiago Rafael dos Santos Alves. Segundo o decreto, a comissão terá como função auxiliar na instalação do Museu e Arquivo Histórico de Adamantina, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Nenhum dos participantes receberá remuneração, pois a função é de interesse público relevante para a cidade.

Fonte: www.imparcial.com.br   Coluna José Costa

O grupo "Muvia" e  "Grupo Somos Nós de Adamantina"  apóia fortemente a "Comissão de Instalação" e criação do

"Museu Municipal de Adamantina" 

contato@muvia.com.br

 

cropped-acrea.jpg

A população de Adamantina foi formada pela chegada de várias etnias de imigrantes a partir de 1939, quando os loteamentos foram iniciados. Os japoneses foram um desses povos, e sua história não ficaria registrada se não fosse a doação de um lote de terreno pela família de Ithy Endo, em 1950.  

O terreno permitiu a união dos imigrantes e seus filhos, através da prática de esportes, gincanas, e atividades sociais, e ali se formou oficialmente a Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina – Acrea, em 1959.

Além das atividades culturais, esportivas e de lazer oferecidas ao Município, a Acrea se destaca por ser um elo de ligação da cidade com o governo do Japão e com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). Por exemplo, foi pelo trabalho da Acrea que o Lar dos Velhos recebeu R$ 216 mil para construção de dormitórios coletivos do projeto social do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em 2015.

Dois anos depois, a JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão enviou um voluntário, Taro Miyazaki, para prestar serviços por dois anos na área esportiva. Em 2018, o engenheiro Willian Endo Borin, participou de intercâmbio na área de cooperação e geração de negócios na agricultura, através da CKC, outra entidade japonesa.

Este ano, a Acrea conseguiu trazer o seminário Bunkyo Rural para a cidade de Adamantina, em parceria com o Bunkyo, e o jovem César Fumio Yamamura estará viajando ao Japão através da JICA, para estudar a gestão de empreendimentos sociais através de organizações nikkeis.

Atualmente, a entidade é presidida pela professora Noriko Onishi Saito e pelo vice-presidente Yuske Miyamura. Conta com 160 famílias cadastradas, com um total de 600 associados em vários departamentos: karaokê, senhoras, dança de palco, dança de salão, beisebol, gateball e atletismo. Graças à expansão cafeeira na região, já houve uma época em que os japoneses estavam em maior número e se dedicavam principalmente à agricultura, mas a Acrea não se esqueceu das 21 famílias de pioneiros que ainda moram na região, prestando uma justa homenagem no Bunkyo Rural.

Fonte: Impacto Noticias  

acrea.jpg
A colônia japonesa completou nesta semana 112 anos de imigração no Brasil
Na foto membros atuais da  ACREA de Adamantina.
Fonte: Impacto Notícias




 

As grandes festas e bailes no Acrea
O ACREA sempre foi muito procurado para a realização de grandes festas e comemorações de bailes. Nessa foto, uma amostra de uma festa de casamento nos anos 60.






 

As grandes festas e bailes no Acrea
Festa de casamento no Acrea nos anos 60.

Olááá!  Possui fotos ou vídeos interessantes em casa e quer postar aqui no Museu?

Mande pra gente no e-mail contato@muvia.com.br.

Suas fotos vão ser analisadas pelo Curador do Museu e logo estaremos postando com a sua referencia ou autoria das fotos sendo preservada. Desde já agradecemos.

Equipe do Museu Muvia.

As Fotografias aqui expostas foram extraídas de postagens feitas por integrantes do "Grupo Somos Nós de Adamantina" no Facebook e outras foram encontradas na Internet.     Se por acaso alguma delas não respeitar os seus direitos autorais ou de imagem por favor entre em contato conosco para a removermos desta coleção.

Ou, se conhecer a autoria, por favor, nos informe para darmos o devido crédito.

Nosso e-mail: contato@muvia.com.br.Obrigado.

bottom of page